sábado, 19 de maio de 2012
Ativ 1.6 Webquest:informática e projetos
Ana,como você passei por
uma situação parecida,estava muito preocupada com o desenvolvimento da
oralidade e da apropriação da escrita da minha turma,pensei em uma
maneira que eu pudesse está usando a tecnologia a fovor deste
aprendizado, então decidi criar um jornal, o APRENDIZAGEM EM FOCO, onde
selecionei os assuntos a serem abordados e distribuir aos alunos para
que eles pesquisassem e montagem uma reportagem , juntos criamos um jornal onde gravamos as reportagens e
também editamos e publicamos impresso, os alunos puderam vivenciar a
tecnologia na educação e na aprendizagem , podendo eles estarem
efetivamente participando do processo.
Ativ 1.3 A aprendizagem ao longo da vida.
Aprendemos ao longo de todo a vida de forma diferente, para atender necessidades diferentes.
Na infância quando
existe um mundo a ser descoberto a aprendizagem é de forma automática,
não há regras, condições para a aprendizagem, as tecnologias
desenvolvidas para atender este público é pensada para estimular a
aprendizagem de forma prazerosa e é facilmente assimilada, as crianças
dominam com muita facilidade e fazem descobertas impressionantes sem
que seja preciso um mediador ao seu lado o tempo todo.
Na fase escolar,
somos condicionados a obedecer imposições, respeitar regras e limites, e
poucos são os que os extrapolam, a tecnologia invade o trabalho, o
estudo, o dia a dia em todos setores , acredita-se ser inadmissível um
trabalhador não está atualizado, entendido do que a mídia expõe de
novidade no mercado, deixando a pessoa na fase mais produtiva
condicionado a receber e aplicar informações, deixando a aprendizagem
por descobertas para um futuro que chega na 3ª idade, trazendo de volta o
prazer de aprender e apreender o conhecimento, podendo entrar no mundo
tecnológico pelo lazer, usar ferramentas sem o compromisso de ter que
ser o profissional que utiliza da tecnologia para desempenhar bem o seu
papel.
A tecnologia sem
dúvida é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, porém é
necessário saber aproveitar o que pode oferecer em benefíco dela, e não
condicionar toda a aprendizagem em função da tecnologia.
Quem sou eu como professora e aprendiz?
Uma
professora eterna aprendiz, preocupada com o desenvolvimento cognitivo e
cultural dos educandos, que buscar se atualizar, preparar para estar a
frente do conhecimento do aluno na realidade tecnológica que surge,
exigindo do educador uma postura crítica para distinguir o que é
necessário no contexto educacional, enxergando neste novo conceito” de
que o professor nos dias atuais devem estar prontos a atender a nova
necessidade do educando, que deixa de ser apenas de receptor de
informações e interage , passando a ser um sujeito ativo no processo
ensino-aprendizagem”, a oportunidade de aprimorar a prática pedagógica, o
espaço para preparar os alunos para o mundo virtual,e que os use a
favor da aprendizagem, estimulando o raciocínio aguçando a curiosidade ,
promovendo momentos significativos de trocas, levando o aluno a ter
autonomia , aprendendo a buscar e selecionar informações necessárias à
sua formação.
Observando a
necessidade do ensino atual, procuro adaptar a prática ao que a
realidade pede, para que meus métodos não fiquem ultrapassados e eu
consiga atingir com eficiência o meu público, que é jovem e exige
estratégias inovadoras, assim atingirei o objetivo que é ensinar de
acordo com a s exigências do mundo em que vivemos de forma prazeirosa e
principalmente proveitosa para que eu e meus alunos possamos ensinar um
pouco e aprender muito.
Assinar:
Postagens (Atom)